CEE da Nove de Julho ouve secretário de Obras Públicas

A previsão da obra é de 12 meses e a licitação deverá ocorrer no primeiro semestre de 2022
CEE da Nove de Julho ouve secretário de Obras Públicas

A Comissão Especial de Estudos da avenida Nove de Julho, que tem como objetivo discutir e apurar possíveis alternativas para o trânsito de veículos pesados naquela via, recebeu o secretário de Obras Públicas, Pedro Luiz Pegoraro, para explicar o andamento da obra de restauração na avenida anunciado pelo Executivo Municipal em agosto deste ano.

Conduzida pelo presidente da comissão, o vereador Elizeu Rocha (PP), e acompanhada pelos vereadores e membros, Brando Veiga (Podemos) e Gláucia Berenice (DEM).

O secretário esclareceu que a restauração faz parte do complexo de obras do Ribeirão Mobilidade, com 20 obras licitadas, sendo que 12 delas já foram entregues, quatro estão em execução e outras quatro em fase de relicitação.

O restauro da avenida, que é tombada, tem a aprovação do Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Cultural (Conppac). Inicialmente será realizada a instalação de duas grandes galerias da Nove de Julho até a avenida Francisco Junqueira, passando pelas ruas São José e Marcondes Salgado. E desta forma, aliviará o transtorno de enchentes que ocorrem naquela região.

Quanto aos paralelepípedos da via, o secretário esclareceu que será utilizado o mesmo procedimento que está sendo realizado nos corredores de ônibus. Serão retirados todos os paralelepípedos e feita escavação de aproximadamente 50 cm, refazer e compactar a base, seguido de uma base de concreto, para só assim fazer um berço de areia e recolocar os paralelepípedos.

Questionado a respeito do tráfego de veículos pesados, o secretário afirmou que a responsabilidade de modificar esse tráfego, é da Transerp.

A acessibilidade que hoje não existe na avenida está incluída no projeto, assim como o restauro dos canteiros centrais.

A substituição da rede elétrica não é contemplada no projeto, porem o presidente da CEE deixou a sugestão que seja incluída.

A previsão da obra é de 12 meses e a licitação deverá ocorrer no primeiro semestre dde 2022.

A obra paralisada na confluência das avenidas Nove de Julho, Presidente Vargas e independência, também terá o edital publicado agora no início de dezembro, com previsão de conclusão de 18 meses, deverá evoluir em conjunto com o restauro.

Texto: Silvia Morais (MTB 77105/SP)

Fotos: Allan S. Ribeiro (MTB 0081231/SP)